SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 193 - Maio/Junho 2024

Sumário

8 / Filosofia
A respeito das aflições, merecimentos, causas e efeitos, tendo em vista a lei da reencarnação, é possível entender que o homem é livre para fazer suas escolhas e, dessa forma, torna-se responsável pelas consequências delas.

10 / Parábolas de Jesus
A Parábola do joio e do trigo, encontrada no Evangelho de Mateus (13: 24-30), é uma das mais conhecidas do Mestre Jesus e ressalta a riqueza do aprendizado na coexistência entre bons e maus em busca da evolução.

12 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 962 a 969 - Parte quarta: Das Esperanças e Consolações, Cap. II, Das penas e gozos futuros; item 2: Intuição das penas e gozos futuros” (continuação); item 3: Intervenção de Deus nas penas e recompensas; e item 4: Natureza das penas e gozos futuros.

16 / Religião
Os meios digitais abrem espaço para pessoas apontarem comportamentos de determinadas pessoas em conexão com sua religião e temos visto aparecer com frequência erros de posicionamentos associados ao Cristianismo.

18 / Lição do Evangelho
A dor é a resposta de uma escolha equivocada, tanto na presente encarnação quanto no pretérito, e o alívio pode ser alcançado por quem sofre quando eleva seu padrão vibratório e busca sintonia com o Alto.

20 / Reflexão
A riqueza possibilita testar a solidariedade, bondade, piedade, orgulho e egoísmo, ao passo que a pobreza suscita questionar a própria fé, muitas vezes duvidando do Deus justo sobre o benefício de provas evolutivas tão especiais.

22 / Capa
• A compreensão do mundo e de nós mesmos tem sido uma busca constante do ser humano. Ferramentas dessa compreensão, a ciência e a filosofia são ao mesmo tempo esforços e conquistas da humanidade para responder questões gerais e fundamentais sobre a existência. Nessa edição, Seareiro traz “diálogos imaginários” entre Kardec e personalidades da ciência e da filosofia.

• A passagem do tempo e a evolução do pensamento requer sejam observados outros aspectos do conhecimento e do comportamento humanos, como no provável diálogo e a consequente troca de informações entre Kardec e estudiosos que se destacaram no universo do pensamento em vários séculos.

• A ciência permite a análise do mundo ao redor e possibilita ver além do que os olhos enxergam ao passo que a filosofia traz a reflexão sobre o mundo interior de cada um. Kardec dialoga com a filosofia que investiga o indivíduo que pensa, sente e age e explora a ciência que amplia o conhecimento do mundo exterior.

30 / Caridade
Kardec apresenta a caridade em O Livro dos Espíritos como a benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições e perdão das ofensas. Ela pode estar nas mais simples atitudes cotidianas, como não criticar e não julgar.

32 / Personalidade do Espiritismo
Espírita desde os 22 anos, José Herculano Pires foi escritor, poeta, filósofo e jornalista. Manteve com o médium mineiro a coluna dominical “Chico Xavier pede licença” no jornal Diário de São Paulo durante quatro anos.

34 / Curso
Atitudes de cidadania, respeito e tolerância abrem espaço para a inclusão, que se torna cada vez mais abrangente e se expande para diversas áreas, chegando agora à sala de aula dos cursos da Seara. O Curso de Espiritismo para Surdos, iniciativa pioneira na cidade de São Paulo, tem sua primeira turma neste ano de 2024.

35 / Sonho sem fim
Entre as declarações marcantes de Heráclito Fontoura Sobral Pinto durante sua longa carreira de jurista e defensor dos direitos humanos está a afirmação de que suas atitudes refletiam sua capacidade de se indignar.

36 / Lar Meimei
Em uma comunidade mais exposta aos riscos sociais, garantir a qualidade de vida envolve a implementação de um plano específico de apoio às necessidades básicas dessa comunidade.

38 / Infantil
Com permissão para continuar com as aulas ao ar livre, a professora Maria Áurea junta sua turma com a do professor Venâncio para ensinar lições preciosas sobre a fauna e a flora no Parque Ecológico do Tietê.

40 / Voluntariado
Ganhador do Nobel da Paz em 1952, Albert Schweiter dizia que quando somos úteis aos outros encontramos a fonte da paz verdadeira. Isso pode ser um estímulo à prática do voluntariado como segundo emprego.

42 / Dicas Culturais
A história real do jovem inglês Nicholas Winton que, em 1938, junta-se a amigos e arrisca a vida para salvar centenas de crianças da morte pelos nazistas (Uma vida); uma professora de matemática que combate sistematicamente o racismo e as injustiças na escola e atua como investigadora para encontrar a origem dos crimes (A sala dos professores); e o faxineiro apaixonado por música, literatura e fotografia que em determinado momento reencontra o seu passado (Dias perfeitos).