SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 192 - Março/Abril 2024

Sumário

8 / Filosofia
A lei da reencarnação nos leva a pensar que outra lei, a do merecimento, está em total e plena concordância com o nosso passado, com o que semeamos, fizemos, sentimos e pensamos em tempos pretéritos.

10 / Parábolas de Jesus
A Parábola do rico insensato leva à seguinte questão: o que fazer com a riqueza material? Pode-se fazer o que quiser, mas é conveniente lembrar que Deus a oferece como ferramenta para auxiliar na evolução espiritual.

12 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 954 a 961 - Parte quarta: “Das Esperanças e Consolações”, Cap. I, “Das penas e gozos terrestres”; item 6 “Desgosto da vida. Suicídio” (continuação); e Cap. II, “Das penas e gozos futuros”, item 1. “O nada. Vida futura” e 2. “Intuição das penas e gozos futuros”.

18 / Religião
Concebido por seus pais Zacarias e Isabel já em idade avançada, João Batista ficou órfão ainda na adolescência e foi criado pelos Essênios, seita judaica que ensinava o amor a Deus e ao próximo e acreditava na imortalidade da alma.

21 / Sonho sem fim
Henry David Thoreau, homem simples e de hábitos comuns, criou teorias e reflexões sobre o comportamento que influenciaram Leon Tolstói, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela e Albert Einstein, entre outros.

22 / Capa
• Poucas pessoas eram alfabetizadas no primeiro século, quando predominava a cultura greco-romana. Naquele tempo, apenas 3% da população sabia ler e escrever e era composta por ricos e abastados que viviam nas cidades. Pesquisas recentes indicam que essa situação era mais grave na Judeia e Galileia e pode ter impactado a vida de Jesus e de seus discípulos.

• O filósofo Mário Sérgio Cortella propõe duas personalidades diferentes para Jesus: a histórica e a divina, ou seja, o “Jesus de Nazaré” e o “Jesus Cristo”. Uma com as dificuldades do seu tempo, da classe social a qual pertencia, a mesma que compõe os 97% de analfabetos, e outra possivelmente poliglota, um Espírito tão elevado que não teria nenhuma dificuldade com a língua ou a escrita.

• Uma questão que intriga estudiosos é saber em que língua ocorreu o diálogo entre Pilatos e Jesus no momento que foi interrogado. O Mestre falava aramaico e o governador da Judeia latim. Pesquisadores defendem a tese de que Jesus tenha aprendido grego, a língua hegemônica na época, o que explica o diálogo com Pilatos e conversas com não judeus, como o centurião romano (Mt 8:5-13) e a mulher siro-fenícia (Mc 7:24-30).

29 / Livro
O romance mediúnico O Cientista – em formato digital e impresso – conta a história de um cientista recrutado por uma inescrupulosa corporação farmacêutica para desenvolver uma cura universal no período pré-pandemia de coronavírus.

30 / Área de Ensino
Pela primeira vez, decorrência da pioneira iniciativa da Área de Ensino, Seareiro passa a publicar semestralmente um texto, selecionado pelos professores do curso Mediúnico, que tenha sido destaque entre os apresentados como trabalho de conclusão. O escolhido desta edição é Transe mediúnico, estados conscienciais, ambiente e fluidos envolvidos, de Laura Ferrari Noda.

 

32 / Área de Infância e Juventude

No começo de dezembro de 2023, seis mil crianças, de 21 frentes de trabalho da Seara Bendita em São Paulo e Minas Gerais, receberam as sacolinhas com roupas, calçados, brinquedos, produtos de higiene, doces e muito amor.

34 / Personalidade do Espiritismo
“Sobre tua fronte está suspenso um raio luminoso, que te guiará através de todas as dificuldades, de todos os obstáculos, e será a tua glória ou tua condenação, conforme o desempenho que deres aos teus encargos psíquicos...” Eis a mensagem de Allan Kardec para Zilda Gama. 

36 / Lar Meimei
Um planejamento cuidadoso se faz necessário para que as ações sociais estejam cada vez mais alinhadas com as novas exigências legais e as transformações sociais vividas pelas famílias na sociedade de hoje.

38 / Infantil
Nestas férias de fim de 2023 e início de 2024, a casa de Julinho foi o cenário de um encontro memorável. Neuzinho, que veio de longe, trouxe uma grande novidade: depois de um bom tempo morando no interior, a família está de volta.

40 / Reflexão
Quem nunca ouviu a expressão “Deus castiga”, proferida com a maior naturalidade? Mesmo que inconscientemente, quem a emprega deixa claro que tem medo de Deus, fruto da crença dogmática ou do desconhecimento sobre os ensinamentos de Jesus.

42 / Dicas Culturais
Uma história de rejeição, amizade, renúncia e amor no período de Natal, quando um grupo de alunos, um professor e uma cozinheira se vêm “forçados” a permanecer na escola (Os rejeitados); o “se”, expressão com o mesmo sentido em diversas línguas, que surge em muitas situações – “E se eu não tivesse ido?” ou “E se eu tivesse concordado?” – confronta Nora e Hae Sung, que se reencontram depois de 20 anos de afastamento (Vidas Passadas); atitudes bizarras marcam a