SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 190 - Novembro/Dezembro 2023

Sumário

8/Religião
Por onde andou Jesus dos 12 aos 30 anos? As obras que tratam do assunto se dividem em duas vertentes: uma sobre o Cristo da fé, que está no Novo Testamento, e outra sobre o homem, o Jesus Histórico.

10/Parábolas de Jesus
Há vitórias até mesmo em situações que parecem de difícil solução, pois para Deus nada é impossível. A parábola do “Juiz iníquo e a viúva importuna” evidencia que o segredo para tudo acontecer é jamais sucumbir ao orgulho e à impaciência.

12/Linguística
Aramaico, hebraico, grego ou latim? Qual dessas línguas o Mestre Jesus conhecia? Há quem defenda que Ele conhecia todas, embora falasse a língua do povo humilde da época, que era o aramaico.

14/Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 937 a 944 - Parte quarta: “Das Esperanças e Consolações”, Cap. I, “Das penas e gozos terrestres”; itens 3 “Decepções. Ingratidão. Afeições destruídas”, 4 “Uniões antipáticas”, 5 “Temor da morte” e 6 “Desgosto da vida. Suicídio”.

18/Filosofia
Foi no Sermão da Montanha que Jesus nos ensinou o valor da prece e nos legou o Pai Nosso. Mais do que reverenciar o Criador, essa oração nos leva a exercitar a disposição de perdoar e de seguir na trilha do bem para nos conectar ao Pai.

21/Livro
Um livro com a análise de mais de 400 artigos científicos sobre a ciência da vida depois da morte. O estudo é de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

22/Capa
• No Congresso Espírita Internacional de Paris, em 1925, foi proposta a retirada do aspecto religioso do Espiritismo, mas o importante filósofo espírita francês Léon Denis se opôs a isso com tenacidade. O precedente da dúvida teve origem bem antes, quando outro estudioso, Camille Flammarion, ao discursar no funeral de Kardec, disse: “...Porque, meus Senhores, o Espiritismo não é uma religião, mas uma ciência, da qual apenas conhecemos o abecê” (Revista Espírita, maio de 1869).
• Kardec, ao longo do seu trabalho de codificação, referiu-se ao Espiritismo ora como uma doutrina filosófica e moral, ora como uma ciência experimental de bases filosóficas e consequências morais. Evitou categorizar o Espiritismo como religião em razão de não haver senão uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da ideia de culto e formalidade, que o Espiritismo não tem (Revista Espírita, dezembro de 1868).
• A visão de Kardec sobre o sentido de religião era bastante nobre. Objetivava propor uma doutrina que permitisse ampliar os horizontes da prática religiosa e que passasse a considerar o antigo objeto da religião – Deus, alma e vida futura – como parte dos fenômenos naturais a serem investigados (Obras Póstumas).

28/Especial
O anúncio de que Maria estava esperando um filho, grávida pela ação do Espírito Santo, quase causou uma separação na Sagrada Família. O Evangelho de Mateus nos traz os tensos detalhes daquele momento.

31/Lição do Evangelho
Um exemplo de fé inabalável está na passagem do Evangelho de Marcos (5:24-34), quando Jesus, seguido por uma multidão, é tocado por uma mulher que tinha um fluxo contínuo de sangue havia 12 anos, e ficou curada.

34/Personalidade do Espiritismo
O filósofo e pesquisador do Espiritismo Ernesto Bozzano estudou a espiritualidade por cinco décadas e escreveu 52 livros. Na juventude, foi positivista e deixou o materialismo ao conhecer as obras de Kardec e León Denis, entre outros.

36/Lar Meimei
O Projeto Jovens Visionários, desenvolvido pela Fundação Francisco e Clara de Assis (FFCA), proporciona aos jovens em situação de vulnerabilidade social o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

38/Infantil
Em mais uma atividade ao ar livre, agora no Parque da Água Branca, a turminha animada de alunos da professora Maria Áurea estudou a fundo quem foi Francisco de Assis e entendeu seu amor à natureza e aos animais.

40/Sonho sem fim
A trajetória de Christopher Paul Gardner, ou simplesmente Chris Gardner, retratado no filme “À procura da felicidade”, vai desde a infância miserável e violenta até ser reconhecido como o “Mito de Wall Street”.

42/Dicas Culturais
Uma estratégia montada para roubar um banco se revela um negócio promissor e os envolvidos concluem que o crime é desnecessário (Trapaceiros); um impactante documentário em que o premiado nadador Michael Phelps revela o problema de saúde mental que acomete atletas de alto rendimento (O peso do ouro); e um caso real sobre a vida de Doug White, apaixonado por aventuras aéreas, que justamente em um voo comum com a família, um imprevisto o leva a se reconectar com Deus (Fé nas alturas).